quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

100 maneiras de medir mídias sociais - I

Peguei um artigo que saiu há algum tempo no MediaPost's Social Media Insider e resolvi traduzi-lo para você(s). ele foi escrito por David Berkowitz, diretor de mídias emergentes e inovação da agência 360i. Ele começa o artigo, dizendo que quando se trata da capacidade de medir mídias sociais você tem cem maneiras de fazer isso. Retoricamente, claro. Mas aí ele se pega pela palavra e lista cem maneiras possíveis. Para isso, entretanto, e ele mesmo avisa, dá uma interpretação meio livre ao tema e torna-se redundante não raro. Na primeira parte, por exemplo, a “mensuração” está toda calcaca no ‘buzz’, isto é, no barulho criado em torno da marca. Mas ‘buzz’ é mensurável? E como? De qualquer forma, é interessante acompanhar a viagem do David. Todos a bordo?

1. Volume do ‘buzz’ de uma marca que for criado pelo consumidor, baseado no número de posts

2. Quantidade de ‘buzz’, baseado no número de impressões

3. Variações do ‘buzz’ no tempo

4. ‘Buzz’ por hora/parte do dia

5. Sazonalidade do ‘buzz’

6. ‘Buzz’ competitivo (ou concorrencial)

7. ‘Buzz’ por categoria / topico

8. ‘Buzz’ por canal (foruns, redes sociais, blogs, Twitter, etc)

9. ‘Buzz’ por estágio no funil de compra (i.é, pesquisas vs transações completadas vs pós-venda)

10. Popularidade do ativo (i.e., se vários videos estão disponíveis para embedding, qual é mais usado)

Continua...

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