terça-feira, 10 de novembro de 2009

O violinista no metrô


(Eu havia visto o video que foi feito, mas agora encontrei a história no blog bitsofwisdom.org)

Percepção

Algo para se pensar..

Estação central do metro em Washington, DC, em uma fria manhã de janeiro de 2007. O homem com um violino tocou seis peças de Bach por cerca de 45 minutos. Durante aquele tempo, aproximadamente 2 mil pessoas passaram pela estação, a maioria indo para o trabalho. Depois de 3 minutos um homem de meia idade notou que havia um músico tocando. Ele diminuiu o passo e parou por alguns segundos, mas logo retomou o andar apressado.

4 minutos depois:

O violinista recebeu seu primeiro dólar: uma mulher jogou o dinheiro no chapéu e, sem parar, continuou andando.

6 minutos:

Um rapaz encostou-se na parede para ouvir, aí olhou para seu relógio e continuou a caminhar de novo.

10 minut0s:

Um menino de 3 anos parou, mas sua mãe puxou-o pela mão para seguirem andando. O garotto parou para olhar o violinista de novo, mas a mãe puxou-o com mais força e a criança continuou a caminhar, virando sua cabeça de vez em quando. A ação foi repetida por várias outras crianças. Os pais, sem exceção, forçaram seus filhos a andar mais rápido.

45 minutos:

O músico tocava o tempo todo. Apenas 6 pessoas pararam e escutaram por pouco tempo. Cerca de 20 deram dinheiro, mas continuaram a andar em seu passo normal. O homem recebeu um total de 32 dólares.

1 hora:

Ele terminou de tocar e o silêncio se fez. Ninguém notou. Ninguém aplaudiu, nem houve qualquer reconhecimento.

Ninguém sabia, mas o violinista era Joshua Bell, um dos maiores músicos do mundo. Ele tocou uma das mais intrincadas peças jamais escritas, em um violino que vale 3,5 milhões de dólares. Dois dias antes, Joshua Bell havia enchido um teatro em Boston no qua los assentos custavam em média 100 dólares.

Esta é uma história verdadeira. Joshua Bell tocando incógnito na estação do metro foi organizado pelo Washington Post como parte de uma experiência social sobre percepções, gostos e prioridades das pessoas.

As questões levantadas:

*Em um ambiente comum, mas emu ma hora inadequada, percebemos a beleza?

*Paramos para apreciá-la?

*Reconhecemos o talento em um contexto inesperado?

Uma conclusão possível desse experimento podia ser esta:

Se nós não temos um momento para parar e escutar um dos melhores músicos do mundo, tocando algumas das mais bonitas músicas que foram compostas, com um dos melhores instrumentos que foram feitos...

Quantas outras coisas estamos perdendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário