sexta-feira, 21 de maio de 2010

Você vai sair do Facebook?

O anúncio foi feito no final do ano passado: o Facebook modificaria sua plataforma, acrescentando o que chamou Open Graph API, que permitiria a qualquer página da web incluir as “features” do Facebook. Na prática, isso demonstrou que o FB estava procurando se tornar, mais do que uma rede social, um agregador de identidades.
Essa solução vem sendo sonhada por todos os profissionais de DBM, CRM e quetais há muito muito tempo. Eu mesmo acompanhei um sonho parecido de um amigo meu, Fred (que, aliás, faz aniversário hoje – parabéns, Fredão!), da Sysgen, que criou o conceito Total Contact, que permitiria que as transações de várias empresas fossem autenticadas de uma forma simples. A idéia partiu de um “warehouse” de programas de fidelidade, mas descambaria inevitavelmente em um agregador de identidades.
A nossa idéia não foi pra frente, principalmente porque o assunto é muito, muito, muito delicado. Significa, em resumo, você colocar muitas informações confidenciais sobre relacionamentos e transações entre consumidores e empresas em um sistema que inevitavelmente terá dono ou donos. Que poderão acessar essas informações e utilizá-las não necessariamente para o motivo para o qual o consumidor deu autorização.
Sei que Fred vai discordar dessa conclusão minha: ele havia montado um sistema que impediria isso (se puder explicar em um comentário, seria ótimo!). O pessoal do Facebook também vai discordar (se algum lesse esse post, o que não vai ocorrer). Mas o fato é que levantaram uma lebre que não tem mais tamanho. A reação dos usuários foi certamente muito maior do que os iluminados do FB previam. Até um anti-facebook foi criado, por estudantes de NY, que levantaram 100 mil dólares para desenvolver isso. E o próximo dia 31 de maio foi escolhido como O Dia de Sair do Facebook.
Voltarei a este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário