terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vendas disparam em outubro e sinalizam Natal quente no Brasil

Luiz Alberto Marinho, para o Blue Bus:

A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada agora de manha pelo IBGE, mostra que o volume de vendas no varejo brasileiro aumentou 8,4% em outubro em relaçao a 2008. Considerando os setores de veículos e motos e material de construçao, o percentual sobe para 11,2%. Para efeito de comparaçao, vale dizer que em setembro a elevaçao tinha sido de 5% e em agosto de 4,7%.

Todas as atividades do varejo tiveram desempenho positivo. Quem continua puxando esse número para cima sao os super e hipermercados, que venderam em outubro mais 12,2% que em 2008, consequência da expansao da renda do consumidor de um lado e da inflaçao sob controle do outro. Com os preços estáveis e rendimento subindo, o povo está comprando mais e melhor. Merece destaque o segmento de tecidos, vestuário e calçados. Essa atividade, que vinha apresentando vendas negativas há 11 meses consecutivos, finalmente começou a reverter a queda e aumentou o volume em quase 4% em outubro.

Vale lembrar que o varejo costuma medir a temperatura das vendas de outubro para estimar se o Natal vai ser quente ou morno. Normalmente, vendas aquecidas em outubro significam bons resultados em dezembro. Sendo assim, deve ter muito comerciante comemorando esse crescimento de 8,4% no volume de vendas, afinal, isso pode indicar que teremos um Natal com vendas em ebuliçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário