É ou não é uma nova fronteira da fidelização? Leiam o artigo de Adnews:
O "The New York Times" publicou pela primeira vez, na última sexta-feira (13/11), um artigo subsidiado pelos leitores. A organização não lucrativa Spot Us. permite que os leitores financiem trabalhos jornalísticos. Dessa forma, os participantes do site queriam ler sobre o grande tapete de lixo do oceano Pacífico e o assunto foi publicado no jornal.
De acordo com o Portal Imprensa, uma mensagem de uma estudante de jornalismo iniciou o movimento: "Olá, sou Lindsey Howshaw e voltei há um mês de uma viagem a um grande tapete de lixo no Pacífico". O Spot Us conseguiu US$ 6 mil de cerca de 100 leitores interessados no assunto, entre eles o fundador da Craiglist, Craig Newmark e o co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales.
Com o dinheiro, Lindsey embarcou em um navio que iria estudar o impacto da fauna do maior tapete de lixo do Pacífico, repleto de plástico e restos de lixo, que se estendem ao nordeste do Havaí e duplica a cada 10 anos.
O tapete de lixo foi encontrado pelo investigador Charles Moore há 12 anos e é um fenômeno de poluição extrema concentrada devido ao efeito de correntes marítimas que passam pela região. A costa do Japão e o Mar dos Sargaços, no Atlântico Norte, também estão em situação semelhante. Cientistas afirmam que outros locais também sofrem com o lixo, mas que o maior é o do Pacífico.
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