(Quem aposta todas as fichas nisso é Luiz Alberto Marinho, colunista do Blue Bus. Veja o que ele diz:)
Tudo indica que 2010 será o ano da habitaçao popular no Brasil. A Classe C, que representa 52% da populaçao, já sonhava com a casa própria, passou a ter renda para pagar as prestaçoes e agora, com programas de financiamento facilitado, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, patrocinado pelo Governo, passa a ter crédito para transformar o sonho em realidade.
Porém, para vender apartamentos para a Nova Classe Média brasileira é preciso saber atender aos anseios e minimizar os receios desse povo. Por exemplo, o ideal é que os prédios tenham no máximo 1 piso térreo e 4 andares. Assim, o empreendimento nao precisa de elevador, o que reduz o custo do condomínio - uma enorme fonte de preocupaçao para esse consumidor. A localizaçao deve ser próxima de estaçoes de metrô ou linhas de ônibus, para facilitar o deslocamento para o trabalho. E as parcelas precisam caber no orçamento, claro. Por isso, para quem é inquilino, o ideal é comprar apartamento em prédio pronto, para poder trocar a locaçao pela prestaçao.
Vale lembrar, porém, que segundo dados do Data Popular apenas 17,6% dos brasileiros pagam aluguel. A grande maioria dos que querem ter seu próprio canto vive com parentes. A família, aliás, é o grande lastro dessas pessoas. Por isso mesmo, elas preferem imóveis próximos das casas dos pais, sogros ou irmaos, onde sabem que encontrarao ajuda nas horas de necessidade.
Na semana passada conversei com Dirce Amaral, diretora de marketing da Tenda, empresa que para vender apartamentos populares praticamente atua como um verdadeiro despachante do cliente, viabiliza o financiamento e orienta na escolha do melhor imóvel. Para fechar negócios, a Tenda tem se apoiado cada vez mais na internet - somente este mês, o total de agendamentos de visitas com corretores acertadas pela web deve chegar a 22 mil.
Dirce contou ainda que cerca de 80% dos acessos ao seu site acontecem durante o dia, quando seus clientes potenciais utilizam os computadores do trabalho. Os lançamentos sao anunciados em TV aberta e jornais - principalmente os gratuitos - e os imóveis sao vendidas em lojas, da mesma forma como redes de varejo comercializam geladeiras. Empresas como a Tenda, dispostas a entender e atender tao bem a emergente classe média brasileira estarao certamente entre as mais bem sucedidas do país nos próximos anos.
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